Logo Papo de Intercâmbio

Quero entrar no
Grupo Papo de Intercâmbio

Quero criar um evento no
Grupo Papo de Intercâmbio

[DICA]Não fechem pacote de intercâmbio agora

Não fechem pacote de intercâmbio agora. Tem muita agência dando previsão de abertura de fronteiras quando sequer as autoridades dos países sabem quando isso irá acontecer.

Em relação à AUSTRÁLIA, por exemplo, estima-se que as fronteiras devem abrir a partir de Novembro (se não me engano) de 2021, mas não é nada certo: pode abrir antes, assim como pode abrir depois e isso depende bastante do comportamento do exterior em relação à pandemia.

Outra coisa que vejo pouca gente falando sobre é a questão da quarentena no país. Mesmo que se abram as fronteiras, é bem provável que o país exija quarentena de quem tá vindo de fora, mesmo depois da vacina (que então deverá ser o primeiro pré requisito para entrada de não cidadãos e não residentes no país). A quarentena hoje dura 2 semanas e é bancada pelo próprio bolso do viajante, ou seja, pra galera que ta queimando a largada e desesperado pra viajar, pode acrescer mais uns $2000 aud (no mínimo) só pra essa estadia no hotel. Sem contar os preços transcendentais das passagens de avião.

Ainda: as fronteiras provavelmente serão abertas de maneira gradual. Devem abrir pra Nova Zelândia e Tasmânia primeiro, depois irem conforme a situação da pandemia está controlada de acordo com os países. Não é pra desanimar, mas todo mundo sabe qual é a situação do Brasil em relação ao covid.

Não tenham pressa galera! Não interpretem esperar como um sonho interrompido. O cenário geral aqui (Austrália) não está muito otimista. Muita gente ainda continua voltando pra casa por conta das dificuldades aqui. Tem vagas de trabalho? Sim. Mas também tem MUITA gente desempregada pra vagas que estão ‘sobrando’ (e não são só estudantes internacionais, residentes e cidadãos perderam o emprego também).

Muita gente se apressou pra vir quando a pandemia começou e teve que voltar porque não conseguiu ficar. Muita gente saiu pela tangente, mas muitos outros estão à base de cestas básicas oferecidas por ONGs e pela comunidade de seus respectivos países.

Enfim, pensem com mais cuidado e menos pressa. A ânsia de vir quando o país ainda está economicamente se reestruturando e em crise reflete mais na gente, que depende de um cenário otimista pra viver bem.

Usem o tempo pra juntar mais dinheiro, melhorar o inglês, dar aquela repaginada no currículo… Entre nos grupos de FB relacionados às cidades onde vocês pretendem viver porque através dos posts se consegue ter uma visão de como as coisas estão caminhando. Acompanhem sites oficiais do Governo Australiano e fontes confiáveis de notícias.

Se mantenham atualizados e informados antes de dar qualquer passo. Façam pesquisa por conta própria e sem influência de agências porque no fim, quem sofre somos só nós mesmos.

Lembrem-se de que a maioria das confirmações e certezas que vocês ouvirem agora serão meros achismos.

[EDIT 1] Uma segunda dica: quem já comprou o pacote e tem pretensão de vir para o país asap, invistam em aprender coisas que ajudariam vocês a conseguir o primeiro emprego aqui, porque ai já chegam na vantagem.

Ideias: trabalhar em cafés aqui e restaurantes é bastante comum para recém chegados, mas esse locais dão preferência pra quem já tem experiência, então seria legal se vocês tivessem a chance de aprender um pouco sobre as funções do trabalho.

Barista é bastante requisitado – quem estiver com tempo, vale pegar um trabalho voluntário em alguma cafeteria ou padaria pra aprender a função;
Garçom/ Garçonete – eles curtem o pessoal ágil, que consegue carregar vários pratos ou uma pilha de copos de uma só vez, coisa que dá pra aprender até em casa;
Kitchen Hand – cortar as coisas na cozinha (ajuda no preparo das refeições), lavar pratos e etc;
Nanny/ Babysitter/ Au Pair – se vierem do Brasil com o mínimo de experiência com crianças vai ser menos difícil arrumar o primeiro emprego na área. Hora de virar babá pra galera da família, amigos…;
Retail (lojas) – são vagas mais concorridas, mas se estiver com o inglês em dia e for desenrolade nas vendas…
Cleaner – é o que mais tenho visto anunciar vaga, as empresas de cleaner estão bombando agora. A função em si não exige muita habilidade, mas se puderem encontrar algo pra ter um diferencial, é sempre válido;
Bartender – preparar drinks em pubs, boates, restaurantes, uma função que exige habilidade e agilidade e também dá pra aprender antes de começar o intercâmbio.

TEXTO: Dandara Reis
Instagram
Facebook

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram